Em 1º de outubro, no horário de Lisboa (WET), Cristiano Ronaldo anunciou sua saída da seleção portuguesa. Sobre a saída de Ronaldo, José Manuel Delgado, ex-jogador do Benfica, ex-editor-chefe do Record e colunista do A Bola, escreveu um artigo expressando suas opiniões.

O artigo completo está abaixo:
Direto ao ponto: Cristiano Ronaldo, aos 39 anos, não tem lugar na seleção portuguesa. Ele poderia ter contribuído com carisma, experiência e algum tempo de jogo para a equipe de Jorge Jesus. No entanto, um ego inflado o cegou para a realidade, levando à sua saída inglória.
Nos últimos 23 anos, Ronaldo fez 268 aparições por Portugal em todas as competições, acumulando um total de 21.110 minutos, marcando 164 gols e ajudando a equipe a conquistar um Campeonato Europeu e dois títulos da Liga das Nações da UEFA. Essas conquistas são impressionantes e provavelmente irreproduzíveis para um jogador destinado a ser registrado nos anais do futebol mundial ao lado de Pelé, Maradona e Messi.
Mas nada é perfeito, e Ronaldo não sabe envelhecer com graça. Ele não percebeu que deveria ter se aposentado da seleção em 2022 e consistentemente acreditou que ainda era o mesmo jogador competitivo. Apesar de ter conquistado a Liga das Nações com Roberto Martínez nos últimos quatro anos, Ronaldo tornou-se mais um obstáculo do que uma ajuda para a seleção. A única razão pela qual permaneceu na escalação inicial foi sua imensa influência comercial.
Sinto-me particularmente confortável discutindo este tópico porque, após a Copa do Mundo no Qatar, publiquei um longo artigo no A Bola intitulado "Cristiano Ronaldo, Obrigado, Adeus". Obrigado, porque não sou ingrato e reconheço nossa dívida com Ronaldo. Por anos, ele carregou o fardo da seleção e foi a principal fonte de receita para a Federação Portuguesa de Futebol. Adeus, porque é evidente que seu corpo não consegue mais acompanhar seus desejos, e a geração de jogadores que cresceu ao seu lado também ficou muito aquém de seu potencial.
Alguns meses atrás, após a Copa do Mundo na América do Norte, comparei Ronaldo a Rudolf Nureyev, o príncipe do balé clássico. Nureyev, depois de brilhar no Teatro Nacional de São Carlos, voltou a Lisboa anos depois para se apresentar no Coliseu dos Recreios: a primeira apresentação foi brilhante, a segunda, infelizmente, lamentável. Infelizmente, como um Dorian Gray sem retrato, ele se recusa a aceitar as leis do tempo, determinado a permanecer eternamente jovem, como cantaram Dylan e Alphaville.
Com o passar dos anos, a outrora íntima relação entre Ronaldo e o futebol deteriorou-se devido ao excesso de treinamento de força, e a velocidade na qual competia—rivalizando com Usain Bolt—também desapareceu. Por fim, tornou-se uma pobre imitação de si mesmo, tentando constantemente provar que o tempo não havia deixado suas marcas, mas nunca percebendo que sua posição atual no futebol internacional é sustentada principalmente por seus seguidores nas redes sociais e pela venda de camisetas.

Desde sua impressionante estreia no Sporting CP até sua brilhante jornada no Manchester United, conquistando o mundo em Madrid, e duas temporadas gloriosas em Turim, o desempenho de Ronaldo começou a declinar a partir de sua última temporada na Serie A, continuando em sua segunda passagem por Old Trafford, e finalmente encontrando refúgio na Arábia Saudita, longe dos dias gloriosos em que batalhava com Messi no El Clásico. Mas o conforto que Ronaldo encontrou não se limitou ao Al Nassr.
Na seleção, apesar de seu desempenho não justificar, permaneceu um jogador-chave, parecendo ter direito a tudo: nos 450 minutos de jogo de Portugal na Copa do Mundo de 2026, ficou fora do banco por apenas 10 minutos!
Quando Jesus assumiu a seleção portuguesa após a saída de Roberto Martínez, alguns acreditaram que a seleção continuaria a ser liderada por Ronaldo, mais 10 outros jogadores.
As declarações iniciais de ambos pareciam confirmar isso: Jesus reconheceu o status de Ronaldo e enfatizou sua importância para a equipe; Ronaldo também declarou sua disposição de fazer qualquer coisa pela seleção—começar, sair do banco ou jogar sempre que o treinador considerasse apropriado. No entanto, tenho certeza de que Jesus já compreendia que nenhuma seleção pode ganhar troféus jogando com apenas nove homens em campo. Este é precisamente o caso quando Ronaldo não participa da defesa, forçando a equipe a uma defesa zonal, e não apresentando ameaça ofensiva devido à velocidade, técnica e tempo de reação insuficientes.
No primeiro jogo de Jesus, Ronaldo foi titular e atuou dentro de suas limitações; no segundo jogo, estava no banco, e Gonçalo Ramos marcou o gol da vitória, após o que a situação da equipe deteriorou-se rapidamente. Alguns desperdiçarão tempo procurando razões—seja o que Jesus fez ou disse, ou o ego inflado de Ronaldo o traindo.
Mas nada disso importa.
O que realmente importa é que a era de Ronaldo passou, e está claro que o nível atual do capitão do Al Nassr não é suficiente para ele ser titular em Portugal. Ele só deve ser considerado para o elenco se estiver disposto a contribuir com a equipe, trazendo carisma e experiência, em vez de prejudicá-la, como fez quando virou as costas para a equipe e os torcedores em Oslo.
Sou sempre grato por tudo o que Ronaldo fez, e estou claramente ciente de que (efeitos comerciais à parte) tornou-se um fardo para o nível competitivo de Portugal. Lamento sua saída desta vez. Mas sinto que Ronaldo e seu círculo ainda acreditam que ele é o mesmo jogador que ganhou a Bola de Ouro em 2013 (Nota: Delgado se refere ao hat-trick de Ronaldo no play-off da Copa do Mundo contra a Suécia, uma vitória que consolidou Portugal na competição).
Traduzido por IA.
O site do AF já está online! Acesse notícias completas, comentários, detalhes de partidas e estatísticas no seu computador. Acesse: www.allfootballapp.com
Portogallo
Al Nassr
Cristiano Ronaldo
Jorge Jesus
Tutti i commenti